terça-feira, 7 de abril de 2020

reflexão do dia, por tdzn

Pensando sobre a questão do novo coronavírus, questiono-me por que não nos mobilizamos, também, com a mesma determinação, compaixão e inteligência para combatermos globalmente às milhões de mortes evitáveis que ocorrem todos os anos (evitáveis porque não há qualquer inevitabilidade do destino - como vírus mortais, ou inevitabilidade histórica - como guerras globais). Com a devida vênia da palavra, verdadeiros holocaustos, que silenciam para sempre milhões de sonhadores de sonhos simples: amar, ser amado; oportunidades de crescer como pessoa; trabalhar e viver com os seus, com paz e dignidade.
Imaginemos uma civilização mais justa e equilibrada, mais humana (ética) e racional, e intua a quantidade de vida que salvaríamos da fome, miséria, das doenças negligenciadas, da violência, do suicídio, dos conflitos armados (com armas fornecidas pelas grandes potências mundiais), da falta de oportunidades de educação, emprego, das dificuldades de acesso à saúde, pessoas que sucumbem às drogas, pessoas humilhadas pela miséria, sofrendo com o desespero, seus corpos, mentes e emoções no limite!
O que fazer? Uma pequena parte dos orçamentos de guerra das nações mais ricas, e/ou uma modesta taxação sobre as maiores fortunas do mundo, traria uma verdadeira transformação na vida destas pessoas, e no próprio curso da história e da civilização humanas, a começar pela eliminação da miséria, seguindo em direção à oferta de educação e saúde de qualidade a todos os jovens do mundo!

reflexões, por tdzn



domingo, 5 de abril de 2020

imagens do dia, por tdzn








abstratos, por tdzn





reflexão, por tdzn


Você não precisa de acreditar em Deus para amar e perdoar.
Você não precisa da expectativa do dinheiro e do sucesso para sonhar, se esforçar e evoluir.
Você não precisa de luxo e riqueza para ser feliz e sorrir todo dia.
Você não precisa de se destacar dos demais para amar a si mesmo.
Você não precisa de humilhar ou sobrepujar ninguém para atingir seu auge e seus objetivos.


Você não precisa de plateia ou recompensa para ser bom e fazer o bem.

Você não precisa de estar no centro do mundo para estar entendendo tudo o que acontece ao redor.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

reflexões, por tdzn


Faltou Cristo ensinar que é urgente oferecer perdão e amor mesmo àqueles que se contentam com nosso pesar e se entristecem com nossa alegria (apenas contradições do humano em nós; preocupar-se demais com isso não é um tanto de vaidade nossa?). Ofereçamos perdão e amor a estas almas aviltadas (entre estas almas se contarão as nossas, também?), e provavelmente elas conseguirão ir se curando sozinhas, devagarinho.

*



Não sei se é exagero meu, mas a mulher, que indubitavelmente nasceu para as delicadezas da vida (o amor, a empatia, o cuidado etc.), deveria mesmo era ser treinada para a guerra, dado o mundo em que vivemos (a mulher tem de ser mais “dura na queda” que os próprios homens; mimá-las é um desserviço a elas mesmas)!

sexta-feira, 27 de março de 2020

reflexão, por tdzn


A impressão que tenho é que o novo coronavírus desmascarou de vez o Brasil em sua cruel iniquidade socioeconômica, em sua flagrante contradição civilizatória, em sua flagrante fragilidade existencial: miséria, pobreza, desemprego(cerca de 12 milhões de pessoas!), informalidade(cerca de 40 milhões de trabalhadores!), falta de saneamento básico, precariedade das moradias populares, dificuldades de acesso aos serviços de saúde, baixo nível salarial, famílias enfrentando gravíssimas dificuldades financeiras, etc.

E não apenas o Brasil, a própria civilização ficou desnuda, também, diante das inúmeras carências socioeconômicas, da desigualdade extrema que grassa mundo afora. O novo vírus evidenciou a grande mentira na qual vivemos: esta civilização não é para todos, mas para pouquíssimos privilegiados; a civilização do dinheiro e do consumo, dos ridículos –e nocivos- ideais de luxo, riqueza, sucesso, distinção.

O que fazer, então? Urgentemente, ousar a construção de uma nova convivência/existência coletiva cujo fulcro seja a saúde (física, mental, emocional) das pessoas, a felicidade (de todos os grupos humanos), a sabedoria (nas escolhas pessoais e coletivas), a sustentabilidade (ambiental, econômica, social), a solidariedade, a compaixão e o comedimento!

terça-feira, 24 de março de 2020

delírio do dia(?), por tdzn


A existência (energia, matéria, vida, consciências) é um jogo que surge espontaneamente, se inicia automaticamente e se joga autônoma e irrevogavelmente, em todas as suas possibilidades (é um jogo que tende ao infinito). Não, não foi deus o criador dele: deus é apenas um dos personagens previstos em seu código-fonte; e virtual, como qualquer um de nós ou qualquer outra coisa existente!